Seja bem-vindo a esse espaço de construção coletiva!! A sua contribuição será muito importante para nós.
RSS
Tecnologia do Blogger.
content top

Fotos...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

JUSSARA KEILA NASCIMENTO DE SOUZA disse...

CULTURA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. DAS QUESTÕES ÀS POSSIBILIDADES!
Jussara Keila Nascimento de Souza*
O que aconteceria conosco se a rede mundial de internet ficasse sem funcionar durante uma semana? Em que aspectos afetaria nossas vidas? É possível realizar uma proposta educativa atualmente, distanciada das tecnologias da informação e da comunicação?Por quê?
Este texto aborda as tecnologias da informação e da comunicação e suas relações com o desenvolvimento e a aprendizagem. Os objetivos deste são: contextualizar as tecnologias da informação e da comunicação e sua relação com as práticas educativas e com o desenvolvimento da autonomia do sujeito, explorar novas possibilidades de leitura e escrita utilizando-se as TIC problematizando o uso dessas tecnologias possíveis hoje nos espaços educativos e promovendo ludicidade didático-metodológica.
O que há de bom e o que há de ruim nas tecnologias da informação? Como compreendem a ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos? O brincar do mundo moderno ‘virtual’ seria o mesmo brincar do nosso mundo real?
No olhar de André Lemos em seu livro Cibercultura, ele aborda conceitos relacionados as relações culturais e sociais que se inter-relacionam, para Lemos a Cibercultura é uma manipulação digital da sociedade de consumo, representada desde os jogos eletrônicos ao cibersexo, destacando à Cibercultura e sua influência nos períodos da modernidade e pós- modernidade e como as tecnologias da informação e da comunicação influenciam o nosso dia-a-dia.
O mundo virtual está cada vez mais adentrando em nosso universo, presente até mesmo nas escolas de educação infantil para ‘maiores’ de três anos, os jogos fazem-se presentes em distintos espaços: nas mídias, nas casas e nas instituições escolares. A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social, as tecnologias da informação, se adequadamente trabalhadas, contribuem com a perspectiva do desenvolvimento de letramento nas salas de aulas.

Tecnologias em Rede disse...

Jussara,


As suas questões são muito pertinentes e podem se desdobrar em vários artigos.
Abraço,
Elmara

Postar um comentário